Nesta sexta-feira (14), durante a solenidade de posse do novo presidente da Arsete, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), anunciou a suspensão das obras em andamento da empresa Águas de Teresina. A decisão é válida até que a empresa regularize os problemas causados pelas obras de saneamento.
De acordo com o prefeito, a empresa não cumpriu acordos previamente firmados, como a reparação de valas abertas durante as obras. Ele destacou que a Prefeitura não permitirá a expansão da rede até que as questões pendentes sejam resolvidas.
“Não está sendo cumprido o que foi acordado, que é tampar as valas, um problema que está prejudicando muita gente e gerando risco de acidentes. A Prefeitura não vai mais autorizar a expansão da rede se não for cumprido o que foi acordado. É a palavra, não tem documento, mas é palavra. É preciso que se cumpra o seu dever”, disse.
Outro ponto criticado pelo prefeito foi o aumento das tarifas impostas pela empresa. Ele também defendeu as recentes discussões ocorridas na Câmara Municipal de Teresina: “Eu acho que a Câmara executa seu papel de fiscalizar e brigar pelo que é justo”.
O QUE DIZ A ÁGUAS DE TERESINA
Em nota enviada ao Central Piauí, a empresa afirmou que vem trabalhando para garantir a melhor qualidade de serviços aos teresinenses e que para isso vem estabelecendo parcerias com a Prefeitura. Leia a nota na íntegra:
A Águas de Teresina segue avançando com a ampliação da rede de esgoto na capital piauiense, como parte de seu compromisso com a saúde e qualidade de vida da população. Os investimentos em saneamento básico são realizados de forma planejada, visando o cumprimento das metas estabelecidas no contrato de concessão. Para isso, a subconcessionária estabeleceu parceria com a Prefeitura de Teresina, em que foram criados grupos de trabalho, envolvendo SDU, Eturb, Arsete e a própria empresa, para revisitar os locais, onde foram realizadas obras de esgotamento e identificar os possíveis casos que precisem ser recuperados. Esse grupo tem atuado e 110 metros de asfalto já foram reaplicados em locais já direcionados e os trabalhos seguem em execução.
Em 7 anos de atuação, a Águas de Teresina realizou entregas robustas, com obras que seguem padrões definidos e estruturas de qualidade que permitiram a universalização do abastecimento de água em 2020 e atualmente, a elevação do índice de cobertura de esgotamento sanitário, que triplicou de 19% para 59%, contribuindo para a melhoria da saúde pública e da preservação do meio ambiente.
Dê sua opinião: