Sexta, 12 de dezembro de 2025, 22:21
JULGAMENTO

STF começa julgamento de Bolsonaro e oito réus por tentativa de golpe de Estado

Processo pode levar à condenação de ex-presidente e generais acusados de ataque ao Estado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa na próxima terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de oito aliados acusados de tentativa de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022. A ação, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Para o julgamento, o Supremo montou um esquema de segurança com restrição de acesso aos prédios da Corte, varredura com cães farejadores e uso de drones. A sessão será conduzida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. O relator, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura do relatório e será o primeiro a votar.

  
Julgamento de Bolsonaro inicia nesta terça-feira (2). AGÊNCIA BRASIL
 
 
 

A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento de jornalistas para cobertura do julgamento. Também foram registradas 3.357 inscrições de interessados em acompanhar a sessão, mas apenas 1.200 poderão assistir presencialmente, em telões instalados na sala da Segunda Turma. Os advogados dos réus e a imprensa terão acesso ao plenário principal.

As sessões ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, fará a acusação e terá até duas horas para sustentar o pedido de condenação. Em seguida, as defesas dos réus terão até uma hora cada para suas manifestações. A condenação ou absolvição será decidida pela maioria dos cinco ministros da Primeira Turma.

Leia Também

Dê sua opinião: