Casos de H1N1 aumentam e preocupam autoridades em Teresina - Saúde
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:54
Saúde

Casos de H1N1 aumentam e preocupam autoridades em Teresina

Teresina registrou um aumento alarmante de casos de H1N1 e H3N2 em 2024, com um total de 34 casos notificados, o dobro do registrado no mesmo período.

Teresina registrou um aumento alarmante de casos de H1N1 e H3N2 em 2024, com um total de 34 casos notificados, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a situação é preocupante diante da baixa procura pela vacina contra a gripe nos postos de vacinação da cidade, mesmo com a antecipação da campanha de imunização.

  
Ilustração Foto: Reprodução
 
 
 

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, ressaltou a importância da vacinação, especialmente entre os grupos prioritários, que desde março têm acesso à imunização. A ampliação da campanha ao público em geral visa aumentar a cobertura vacinal, mas a gestora alerta que alguns grupos prioritários podem deixar de se vacinar com a abertura para o público em geral.

Já é o dobro dos casos quando a gente compara com o ano passado. E ainda temos amostras para serem analisadas pelo laboratório”, disse Emanuelle Dias.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com alta transmissibilidade e potencial para causar quadros graves, levando à hospitalização. Diante desse cenário, a campanha de vacinação está em andamento em diversos locais da cidade, incluindo o Teresina Shopping e unidades de saúde, com horários flexíveis para atender à população. A manutenção da caderneta de vacinação atualizada é essencial para garantir a proteção contra a gripe e seus subtipos.

Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe em Teresina:

Local: Teresina Shopping - Edifício Garagem G3

Horário: Segunda a sexta: 12h às 17h; Sábado: 10h às 20h

Locais: Unidades Básicas de Saúde, maternidades municipais, Lineu Araújo, Posto médico-odontológico do CTT/UFPI. Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho, Hospital Infantil Lucídio Portela

Dias: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h

Leia Também

Dê sua opinião: