Sexta, 05 de dezembro de 2025, 09:45
BANCO DE PLAQUETAS

Estoque de plaquetas em Teresina está crítico e Banco de Sangue faz apelo por doações

Surto de gripe reduziu número de doadores e ameaça atendimento de pacientes graves.

O GSH Banco de Sangue de Teresina fez um apelo urgente à população nesta quinta-feira (4) por causa do baixo estoque de plaquetas. O surto de gripe na região tem afastado doadores e colocado em risco o atendimento de pacientes que dependem desse componente para sobreviver.

As plaquetas são essenciais para tratar casos de dengue hemorrágica, câncer, doenças do sangue, além de serem usadas em cirurgias, transplantes e traumas graves. Como o componente só pode ser armazenado por cinco dias, a instituição precisa manter um fluxo constante de doadores para repor os estoques.

  

Hemopi Reprodução
   

A doação é feita por aférese, procedimento que separa as plaquetas e devolve os outros componentes ao doador. Uma única coleta é suficiente para atender um paciente adulto. Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde.

As doações podem ser feitas na sede do Banco de Sangue, localizada na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, no Centro (Sul), 3º andar do Centro Clínico do Hospital São Marcos. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h, com estacionamento gratuito de segunda a sexta-feira.

 

Leia Também

Dê sua opinião: