Quinta, 15 de janeiro de 2026, 03:12
RECALL

Fórmulas infantis da Nestlé são proibidas após alerta de contaminação

Medida preventiva atinge produtos após identificação de toxina ligada a bactéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil. A decisão consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7), e envolve produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação de risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode causar sintomas como vômito persistente, diarreia e sonolência excessiva.

No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:   

  

  
 
 
 
O recolhimento tem caráter preventivo e faz parte de uma ação global iniciada pela própria fabricante. A Nestlé informou que a toxina foi encontrada em um ingrediente usado na produção, fornecido por uma empresa terceirizada, em uma fábrica localizada na Holanda, o que levou à retirada dos produtos em vários países.

Pais e responsáveis devem conferir o número do lote impresso nas embalagens e suspender o uso caso o produto esteja entre os recolhidos. A Anvisa orienta que, em caso de sintomas após o consumo, a criança seja levada para atendimento médico e que a empresa seja procurada para informações sobre troca ou devolução por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Leia Também

Dê sua opinião: