Sexta, 05 de dezembro de 2025, 09:45
INTOXICAÇÃO

Homem de 52 anos é internado em Teresina após suspeita de intoxicação por metanol

Autoridades acompanham caso e alertam população sobre consumo de bebidas adulteradas.

Um homem de 51 anos está sendo investigado em Teresina por suspeita de intoxicação por metanol. Ele deu entrada em um hospital da rede privada no dia 2 de outubro, apresentando sintomas compatíveis com a ingestão da substância. O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Fundação Municipal de Saúde, e segue sob investigação com exames confirmatórios sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI).

Segundo a Vigilância em Saúde, o paciente teria consumido um destilado recém-adquirido e começou a apresentar sintomas no dia seguinte. Ele passou por sessões de hemodiálise e evoluiu bem. Casos de intoxicação exógena são de notificação obrigatória e acompanhados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina, que mantém protocolos clínicos específicos para atendimento, incluindo hemodiálise em casos graves.

  
Bebidas alcoólicas. Reprodução
 
 
 

Em âmbito nacional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais do medicamento fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O remédio está em falta no Brasil e a medida foi tomada após solicitação urgente do Ministério da Saúde.

A população pode colaborar denunciando a venda de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON. Casos suspeitos ou confirmados de intoxicação devem ser comunicados ao CIEVS Teresina, pelo e-mail [email protected], e ao Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) do Piauí, pelos telefones 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.

Leia Também

Dê sua opinião: