O Piauí vai receber 24 unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações causadas por metanol, substância presente em bebidas alcoólicas adulteradas. O medicamento faz parte do lote de 2,5 mil ampolas distribuídas pelo Ministério da Saúde desde quinta-feira (9) para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a pasta, a distribuição inicial prioriza estados com maior número de casos suspeitos ou confirmados de contaminação. No Piauí, quatro notificações estão sob investigação, mas três já foram descartadas. O envio das doses está previsto para esta sexta-feira (10), junto com outros estados que registraram suspeitas, como Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia.

O lote de fomepizol foi adquirido por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio da Anvisa. Esta é a primeira vez que o Brasil compra o medicamento, considerado raro por causa da baixa produção mundial.
De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabiliza 259 notificações de intoxicação por metanol — 24 confirmadas e 235 em análise. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul registram casos confirmados, com cinco mortes no total. Outras 11 estão sob investigação, incluindo uma no Piauí.

Dê sua opinião: