A saúde ocupacional vem ganhando evidência a cada dia e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP) representa um diferencial no Piauí quando se fala em saúde do trabalhador. Mais uma vez, o hospital é destaque nesta área com uma iniciativa inovadora, desenvolvida pela enfermeira do trabalho e equipe multiprofissional, que será apresentada no 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, em João Pessoa-PB. A enfermeira do trabalho Jucileide Alves, autora do projeto, representará o Piauí no evento.
O trabalho é relacionado à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na saúde do trabalhador, com foco na promoção, proteção e prevenção de acidentes relacionados a riscos ocupacionais e doenças ligadas ao trabalho. Esse esforço resultou na criação de um instrumento inovador que está impactando positivamente a saúde dos trabalhadores no SESMT-IDTNP. A equipe por trás desse projeto é a enfermeira do trabalho Jucileide Alves, e as co-autoras do programa são Dália Rodrigues e Priscila Mendes.
“É um método científico que, por meio do planejamento personalizado das ações de enfermagem, contribui de forma substancial para aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos nossos funcionários. Durante os exames periódicos dos trabalhadores fazemos a consulta de enfermagem e na consulta aplicamos uma ferramenta de coleta de dados, instrumento que avalia o autocuidado do trabalhador, doenças que o trabalhador já tem, perfil epidemiológico e, mediante essa coleta de dados, traçamos todas as etapas do processo de enfermagem que incluem avaliação, diagnóstico, planejamento e intervenção a ser feita”, explicou Jucileide.
A qualidade e a eficácia do programa foram avaliadas e validadas pela enfermeira gestora de qualidade do serviço, Susane Castro, e pelo diretor-geral do hospital, Jurandir Martins.
“É um projeto pioneiro e muito importante que demonstra a capacidade de inovação e o comprometimento da equipe do Natan Portella com a melhoria das condições de trabalho e a promoção da saúde dos funcionários. A apresentação no Congresso Brasileiro de Enfermagem certamente será um marco na promoção da saúde dos trabalhadores no nosso estado”, enfatizou Jurandir.
A iniciativa se destacou como uma experiência pioneira e ressalta a importância do papel do enfermeiro do trabalho.
“É uma honra levar o nome do Piauí e do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella a este evento tão importante e compartilhar nossa experiência com a comunidade nacional de enfermagem”, concluiu Jucileide Alves.
Dê sua opinião: