Nesta quarta-feira (08), Teresina recebeu mais 7 mil doses de vacinas contra a dengue enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes já foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e serão utilizadas para a aplicação da primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com a Sesapi, as doses foram todas enviadas exclusivamente para Teresina, pois os municípios do território ainda possuem vacinas em seus estoques.
Além de reforçar importância de completar o esquema vacinal, Sesapi alertou sobre a baixa aplicação da 2ª dose da vacina na capital. Das 13.182 doses recebidas em Teresina anteriormente, apenas 2.893 como 2ª dose.
"Precisamos completar o esquema vacinal contra a dengue; não adianta tomar apenas uma dose da vacina. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a 2ª dose", ressaltou a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.
A vacina Qdenga previne exclusivamente a dengue e não protege contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como zika, febre amarela e chikungunya. Por isso, a vacinação é importante, mas deve ser complementada com outras medidas preventivas.
O Ministério da Saúde informa, que a vacina não é recomendada para pessoas com imunodeficiência, em uso de terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou imunidade comprometida. Também é contraindicada para quem tem alergia aos componentes da fórmula, gestantes e lactantes.
Dê sua opinião: