O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (11), um alerta de chuva intensa para 56 municípios do Piauí, válido até as 10h de sexta (12). O órgão aponta possibilidade de ventos fortes, alagamentos pontuais e risco de interrupção de energia nas regiões Sudoeste e Sudeste do estado. As precipitações podem variar entre 20 mm e 50 mm ao longo do dia, com rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.
A Defesa Civil orienta que moradores evitem permanecer sob árvores durante rajadas de vento, não estacionem veículos próximos a estruturas metálicas e desliguem eletrônicos da tomada em caso de instabilidade. Situações de emergência devem ser encaminhadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193 ou às defesas civis municipais.

A tendência de instabilidade deve continuar entre os dias 11 e 17 de dezembro, com maior concentração de chuvas no Sul e Sudoeste do estado. Segundo o Inmet, a combinação de umidade da Amazônia e atuação de sistemas atmosféricos que favorecem a formação de nuvens intensas deve manter a previsão de pancadas de chuva e trovoadas. No Centro-Norte e no extremo Sudeste, o cenário é de precipitações mais irregulares e distribuídas de forma esparsa.
Além do alerta de chuva, o Inmet também publicou aviso de baixa umidade para 80 municípios, incluindo Teresina, Pedro II e Esperantina. O nível de alerta é de “perigo potencial”, com índices previstos entre 20% e 30%, válidos até as 18h de sexta-feira (12). As áreas afetadas abrangem cidades das regiões Sudeste, Centro-Norte e Norte do Piauí.

Dê sua opinião: