O Piauí registrou, em 2024, o menor índice proporcional de casamentos entre todos os estados brasileiros, segundo dados das Estatísticas do Registro Civil do IBGE. A taxa de nupcialidade legal, que considera uniões registradas em cartório por mil habitantes com 15 anos ou mais, ficou em 3,2 no estado.
O levantamento mostra que o número de casamentos no Piauí vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2014, o estado registrava cinco uniões por mil habitantes, indicador que acompanha a tendência nacional de queda, embora em ritmo mais acentuado no território piauiense.

Em todo o Brasil, a taxa passou de 7,4 por mil habitantes em 2014 para 5,6 por mil em 2024. A maioria dos estados apresentou retração no período, com exceção de Amapá, Mato Grosso, Acre e Tocantins, que registraram crescimento no número proporcional de casamentos.
Depois do Piauí, os menores índices foram observados em Sergipe, com 3,7 por mil habitantes, e no Rio Grande do Sul, com quatro por mil. Já Rondônia, Distrito Federal e Tocantins lideraram as maiores taxas, registrando, respectivamente, 8,9, 8,4 e sete casamentos por mil habitantes.

Dê sua opinião: