Manutenção na ETA Sul deixará 80% dos bairros de Teresina sem água neste domingo

Conforme a concessionária, a previsão é de que a manutenção termine à meia-noite.

Neste domingo (14), cerca de 80% dos bairros de Teresina ficarão sem abastecimento de água devido a uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul) a partir do meio-dia. Segundo a empresa Águas de Teresina, essa medida faz parte do Plano de Prevenção para o período B-R-O BRÓ.

Conforme a concessionária, a previsão é de que a manutenção termine à meia-noite. Após a execução, o funcionamento da rede será restabelecido gradualmente. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro às áreas centrais e depois às regiões mais elevadas da cidade.

Durante a ação, ocorrerá a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia. A recomendação da Águas de Teresina é que a população reserve água.

“Além de todos esses investimentos, precisamos também do apoio da população a partir do uso racional da água, evitando práticas que contribuem com o desperdício. Por isso, também promovemos campanhas de conscientização, junto a lideranças comunitárias, permitindo o desenvolvimento de estratégias que reforçam o consumo consciente da água,” destacou o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Segundo a Águas de Teresina, com o início do período de altas temperaturas, o consumo de água aumenta em até 30%. Pensando nisso, a concessionária anunciou o plano preventivo de ações para o B-R-O BRÓ 2024, que traz os investimentos realizados na infraestrutura de água para garantir o abastecimento contínuo na cidade.

O plano inclui atividades realizadas pela concessionária desde o início do ano e que se intensificam a partir do segundo semestre. Entre as ações realizadas pela empresa na cidade estão: instalação de 5 novas unidades de bombeamento (boosters), perfuração de 2 novos poços, 41 interligações no sistema, substituição de 1.106 metros de rede de ferro por PVC e extensão de 3.652 metros de rede de abastecimento. Além disso, estão previstos a modernização dos equipamentos (manutenção ETA Sul), implantação de 6 novos boosters, construção de 5 poços, substituição de mais 3.667 metros de rede e extensão de outros 1.120 metros. Ao todo, são mais de 41 bairros beneficiados.