A juíza Júnia Feitosa, titular da 1ª Vara Eleitoral de Teresina, informou nesta quarta-feira (22) que deve se manifestar nos próximos dias sobre o processo que investiga a vereadora Tatiana Medeiros (PP), no âmbito da operação Escudo Eleitoral. A magistrada explicou que o Ministério Público e a defesa já apresentaram suas manifestações.
Segundo Júnia Feitosa, o Ministério Público Eleitoral teve dez dias para se pronunciar, e após o retorno dos autos, as defesas da vereadora e de Alandilson Cardoso também enviaram novas manifestações. A juíza afirmou que a análise desses documentos deve ocorrer ainda esta semana.
A magistrada esclareceu que não houve suspensão do processo, apenas o cancelamento de uma audiência, procedimento que considera comum na Justiça Eleitoral. Ela destacou que ajustes de pauta fazem parte da rotina do tribunal e que as decisões mais relevantes são tomadas por um colegiado formado por três juízes.
Tatiana Medeiros é investigada por suspeita de desvio de parte dos salários de assessores parlamentares e por ligação com grupos criminosos durante as eleições municipais de 2024. O processo também envolve outros oito réus, incluindo o namorado da vereadora. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou a liminar que havia permitido o retorno de Tatiana ao mandato, devolvendo a vaga ao suplente Leôndidas Júnior.