O juiz José Gutemberg de Barros Filho determinou a soltura de Xinting Wang e Hang Lin, presos no dia 25 de setembro em Parnaíba por transporte ilegal de quase duas toneladas de barbatanas de tubarão e seis quilos de cavalos-marinhos. A decisão, proferida na sexta-feira (3), estabeleceu fiança de R$ 10 mil para cada um e proibições de ausentar-se sem autorização.
Os investigados foram presos pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, por suspeita de receptação qualificada e crimes ambientais. Durante a apreensão, também foi constatado furto de energia elétrica na residência onde estavam armazenadas as espécies.
Ao analisar o pedido de soltura, o magistrado reconheceu a materialidade do crime e indícios de autoria, mas avaliou que a prisão preventiva precisava ser revisada com base em proporcionalidade e suficiência da medida. Xinting Wang tem residência fixa em Parnaíba há mais de 10 anos e é responsável por um filho menor, enquanto Hang Lin possui residência fixa e vínculo empregatício em Belém (PA), o que permite sua localização futura.
O juiz ainda destacou que a dificuldade de comunicação, por não falarem português, comprometeria o pleno exercício do direito de defesa. Além da fiança, os investigados devem entregar seus passaportes à Polícia Federal.