O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi às redes sociais exigir que os países membros do BRICS, bloco econômico formado por países em desenvolvimento, se comprometam a não criar uma nova moeda que substitua o dólar, sob pena de sofrerem tarifas de 100%. A declaração foi dada neste sábado (30).
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda dos BRICS, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu o republicano.
O BRICS é um grupo que reúne país com economias emergentes, contando com dez membros plenos desde janeiro deste ano: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
O comentário de Trump é uma resposta a demandas do bloco sobre a criação de uma moeda própria. Em outubro, o presidente Lula (PT) defendeu, em reunião da cúpula do grupo na Rússia, que o bloco avance na criação de meios de pagamentos alternativos.