X encerra operações no Brasil após decisões judiciais de Alexandre de Moraes

A decisão foi divulgada através de um post na própria plataforma.

A rede social X comunicou neste sábado (17) que encerrará suas operações no Brasil, embora o serviço continue disponível para os usuários do país. A decisão foi divulgada através de um post na própria plataforma.

 
Decisão do X Foto: reprodução
 

A medida é uma resposta às recentes decisões judiciais do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ministro teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por não cumprir determinações judiciais.

O post do X incluiu uma cópia digital da decisão de Moraes e mencionou que a empresa não teria atendido a ordens relacionadas a conteúdos antidemocráticos ou de ódio contra autoridades. Na semana passada, Moraes aumentou a multa por descumprimento para R$ 1,4 milhão por dia, associada a sete contas na plataforma.

Elon Musk, proprietário da rede social, já havia criticado Moraes publicamente em abril e ameaçado reativar contas bloqueadas anteriormente, quando a plataforma ainda era conhecida como Twitter.