Piauí tem segunda maior taxa de viagens por saúde no Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Estado registrou mais de 100 mil deslocamentos para tratamento médico em 2024.

O Piauí é um dos estados do Brasil onde mais se viaja por motivos de saúde, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta quarta-feira (2) pelo IBGE. Em 2024, foram registradas 106 mil viagens de piauienses para consultas e tratamentos médicos, número que representa 37,3% das viagens pessoais no estado. O Piauí só fica atrás do Maranhão, que lidera o ranking.

No total, os piauienses realizaram 324 mil viagens em 2024, sendo 284 mil por motivos pessoais e 40 mil a trabalho. Depois da saúde, as visitas a familiares e amigos foram o segundo maior motivo de deslocamento, com 79 mil viagens. Em seguida, o lazer aparece em terceiro lugar, com 63 mil viagens, índice menor que o registrado no ano anterior.

  

Viagens por saúde superam lazer e visitas no Piauí, revela pesquisa do IBGE Reprodução/ Internet
   

De acordo com o levantamento, enquanto no Brasil o lazer é o principal motivo de viagem, no Piauí a procura por serviços médicos concentra os maiores deslocamentos. O estado se destaca como polo de saúde na região Nordeste, especialmente na Grande Teresina, que recebe tanto pacientes locais quanto de outros estados.

O estudo também mostrou que, apesar do aumento em 2024, o ano em que os piauienses mais viajaram foi 2020, no período da pandemia. Naquele ano, foram 346 mil deslocamentos, quase 7% a mais que em 2024. O IBGE não apontou as causas, mas destacou que o alto número de viagens por saúde pode ter influenciado o resultado.