A Justiça do Maranhão aceitou a denúncia do Ministério Público contra Leandro da Silva Sousa, suspeito de matar o delegado Márcio Mendes Silveira durante uma operação no dia 10 de julho, na zona rural de Caxias. A decisão foi tomada em 30 de julho pelo juiz Alessandro Arrais Pereira, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias.
O magistrado avaliou que a denúncia cumpre os requisitos legais e determinou a citação do acusado, que terá dez dias para apresentar defesa por escrito. Caso o prazo não seja cumprido, a Defensoria Pública será acionada para atuar no processo.
O delegado Márcio Mendes foi morto após ser atingido por disparos de espingarda enquanto cumpria mandados judiciais contra Leandro Sousa, que também é investigado por tentativa de homicídio. Outros dois agentes que estavam com ele sobreviveram ao ataque.
Leandro foi preso em 11 de julho, após ser convencido por familiares a se entregar. Dois dias depois, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Paulo Afonso Vieira Gomes, da 1ª Vara Criminal de Caxias.