A Justiça do Piauí deu início nesta sexta-feira (5), em Parnaíba, à audiência de instrução e julgamento do caso de envenenamento que resultou na morte de dez pessoas, incluindo familiares e uma vizinha. Os réus Francisco de Assis Pereira da Costa da Silva e Maria dos Aflitos Silva respondem às acusações.
A sessão, conduzida pelo juiz Willmann Izac Ramos Santos, ouviu testemunhas, peritos e os próprios acusados. O objetivo é analisar diretamente as provas que poderão fundamentar a decisão judicial. A audiência havia sido adiada em julho para a realização de exame de sanidade mental em Francisco, cujo laudo concluiu que ele é capaz de responder pelos atos.
A defesa de Maria dos Aflitos também solicitou adiamento, alegando dificuldades para a participação da ré, que cumpre prisão preventiva em Teresina. Inicialmente, a oitiva dela será realizada por videoconferência.
O Ministério Público denunciou o casal por 11 crimes, sendo oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificado. Francisco e Maria estão presos desde janeiro de 2025. Segundo a acusação, eles envenenaram alimentos e bebidas consumidos por nove familiares e uma vizinha, causando a morte de oito pessoas entre agosto de 2024 e janeiro deste ano, além de deixar outros sobreviventes internados.