Com aumento de acidentes em Teresina, é lançada a Operação Rota Segura

Tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

Na noite desta quarta-feira (04/12), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), através da Diretoria de Operações de Trânsito, em conjunto com o Comando de Trânsito da Polícia Militar (PMPI) lançou a operação “Rota Segura”, no estacionamento da ponte Estaiada, na avenida Raul Lopes, em Teresina.

  

Operação Rota Segura Foto: Reprodução 
  

Segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, a operação teve iniciou a partir da verificação do aumento no número de acidentes de trânsito na capital. A operação tem como objetivo conscientizar a população para trafegar em segurança e reduzir o número de mortes e acidentes no trânsito, além de combater graves infrações.

 Entre essas infrações estão: a condução de veículos por pessoas não habilitadas, a embriaguez ao volante, além de garantir o uso obrigatório do capacete e do cinto de segurança. As manobras perigosas, como o "grau", e outras práticas inadequadas que comprometem a segurança no trânsito também serão coibidas.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a operação será permanente, no entanto, as ações serão intensificadas neste mês de dezembro, por conta do aumento de circulação de pessoas para as festividades de final de ano. 

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, a ação tem como objetivo salvar vidas. “Vamos realizar tanto o trabalho repressivo quanto educativo, buscando conscientizar a população sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir ou pilotar, de sempre portar a carteira nacional de habilitação, usar capacete e de não entregar veículos para pessoas não habilitadas", declarou o delegado.

  

Operação Rota Segura Foto: Reprodução 
  

A operação contará com uma van que servirá como base móvel de operações, além de viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal. Também serão utilizados etilômetros para detectar embriaguez e decibelímetros para controlar o som excessivo emitido por veículos.

Para assegurar a eficácia da ação, será empregado um sistema de comunicação integrado, possibilitando a troca de informações em tempo real entre as equipes. Os locais das blitze serão definidos com base em uma análise detalhada de dados sobre acidentes e infrações, priorizando as áreas mais críticas.