A Polícia Civil do Piauí divulgou nesta sexta-feira (22) a imagem de Ítalo de Souza Brito, de 18 anos, conhecido como “Balinha”, suspeito de participação no assassinato do jogador Alex Mariano Nascimento Moura, de 16 anos, atleta das categorias de base do River-PI. O crime ocorreu no dia 14 de agosto dentro de uma escola pública na Zona Sul de Teresina.
Outro suspeito, identificado como “Maguim”, é apontado como autor dos disparos que mataram o adolescente. A namorada de Balinha foi levada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar esclarecimentos, mas afirmou não saber o paradeiro dele.
De acordo com a investigação, Alex Mariano foi atraído para uma área nos fundos da escola e executado. O crime teria sido motivado por uma foto publicada pelo atleta no Instagram, em que aparecia com uma arma, levando os criminosos a acreditar que ele integrava uma facção rival. Quatro pessoas já foram detidas, incluindo dois adultos e dois adolescentes. Um deles, conhecido como “Neguinho”, confessou ter mostrado a foto de Alex a Balinha e Maguim e relatou que um “tribunal do crime” decidiu pela execução do jogador.
O adolescente “Maguim”, de 17 anos, é considerado o autor dos disparos. Ele possui histórico de atos infracionais por roubo e já passou duas vezes por internação no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip). Em julho de 2025, ele obteve liberdade assistida.