Vereador do Piauí é alvo da PF por fraude em transferências de titulos eleitorais

Os investigados poderão responder pelos crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais.

Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Águas Rasas, com o objetivo de combater crimes de transferência de domicílio eleitoral com indícios de fraude documental. Entre os alvos da operação está um candidato a vereador no município de Elesbão Veloso, no Piauí.

  

Esquema fraudulento. Foto: Reprodução.

   

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 48ª Zona Eleitoral, todos no município de Elesbão Veloso. As investigações apontam que o principal alvo, um funcionário de um órgão de prestação de serviços públicos e candidato a vereador, teria recrutado eleitores de outras cidades para formalizar pedidos de alteração de seus domicílios eleitorais. Ele também seria responsável por inserir dados falsos no sistema, gerando certidões verdadeiras em termos de material, mas com endereços fictícios.

Até o momento, foram identificadas mais de 120 transferências com indícios de fraude. Dentre essas, 41 eleitores formalizaram pedidos de transferência fraudulentos, que foram indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Há ainda suspeitas sobre outros 85 requerimentos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a até 25 anos de reclusão.