Nesta quarta-feira (25), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizará uma sessão administrativa extraordinária para a escolha de sua nova diretoria. O evento será realizado às 12h, no novo Palácio da Justiça, no bairro São Raimundo, Zona Sudeste de Teresina.
O único candidato à presidência é o desembargador Aderson Nogueira, que deve ser eleito por aclamação, sucedendo o atual presidente Hilo de Almeida Sousa. Além da presidência, os 21 desembargadores irão definir os cargos de vice-presidente, corregedor-geral de Justiça, corregedor do Foro Extrajudicial e diretor da Escola Judiciária (EJUD).
Para o cargo de corregedor do Foro Extrajudicial, há uma disputa entre Hilo de Almeida e Fátima Leite. Já os demais cargos têm candidatos únicos: Agrimar Araújo (vice-presidente), Erivan Lopes (corregedor-geral de Justiça) e Manoel Dourado (diretor da EJUD). Também serão escolhidos os novos ouvidor-geral e vice-ouvidor do TJ-PI.
Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2025 e terão um mandato de dois anos. A última eleição disputada para presidência do TJ-PI foi em 2020, quando José Ribamar Oliveira venceu Ricardo Gentil Eulálio.
Aderson Nogueira, natural de Santa Filomena, é formado em Direito pela UFPI e foi empossado desembargador do TJ-PI em fevereiro de 2022, ocupando a vaga por antiguidade.