O Governo do Piauí anunciou, nesta segunda-feira (1º), a prorrogação do decreto de emergência devido à seca extrema que atinge diversas regiões do estado. A medida foi confirmada pelo governador Rafael Fonteles durante a apresentação do Plano de Enfrentamento à Estiagem, chamado “Água e Vida”. O decreto, que se encerraria em 30 de setembro, foi estendido até o fim do ano para garantir apoio às populações atingidas no período mais crítico do B-R-O BRÓ.
Atualmente, pelo menos 75 municípios piauienses estão em situação de seca extrema e serão priorizados nas ações emergenciais. O plano inclui medidas estruturais e imediatas, como a construção de poços e reservatórios, além do uso de carros-pipa para abastecimento em locais onde o fornecimento de água está comprometido.
De acordo com o governador, o objetivo é reduzir a dependência de soluções provisórias e ampliar o acesso permanente à água. Fonteles destacou que, enquanto isso não é possível, o estado seguirá utilizando os carros-pipa em parceria com o Exército, Defesa Civil e concessionária de água e esgoto.
O governo informou ainda que já investiu cerca de R$ 192 milhões para auxiliar os municípios, sendo R$ 40 milhões de recursos federais voltados para cisternas. As prefeituras poderão solicitar apoio financeiro ao Governo Federal para ações de defesa civil, incluindo compra de cestas básicas, água e kits de higiene.