Governador Rafael Fonteles coloca panos quentes após críticas de Franzé

Após críticas de Franzé, governador diz que debate é normal e não afeta base aliada.


O governador Rafael Fonteles (PT) minimizou, nesta sexta-feira (5), as críticas feitas pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), que afirmou no plenário da Assembleia Legislativa que o chefe do Executivo estaria “mal assessorado” ao vetar projetos aprovados pelos parlamentares.

Ao ser questionado pelo portal Central Piauí, Fonteles afirmou que a divergência não representa crise interna e que a base governista permanece unida.

"Essa é a beleza da democracia. As pessoas podem ter opinião, debater isso publicamente. O Legislativo apresenta uma lei, o governador sanciona ou veta, e a Assembleia analisa o veto. Isso faz parte da democracia", disse o governador.

  

Governador Rafael Fonteles. Foto: Governo do Piauí
  

A crítica de Franzé ocorreu após o veto integral ao projeto que permitiria o pagamento de contas de água, energia e esgoto via PIX ou cartão no momento do corte dos serviços. A matéria foi considerada inconstitucional pelo Executivo, sob alegação de invasão de competência federal.


Fonteles adotou discurso conciliador ao ser questionado sobre a acusação de má assessoria. Para ele, o debate faz parte do processo legislativo e não indica mal-estar entre os Poderes. "O clima na base é pacífico. Muito pacífico. Tenho a felicidade de ter uma base coesa, unida, que defende as pautas do governo e ajuda a acertar mais", afirmou.


O governador também defendeu que a sociedade compreenda divergências públicas entre aliados como parte do funcionamento democrático.


"As pessoas têm que se acostumar com o debate público. Isso é o elemento principal da democracia. O parlamento é a casa do povo. Cada parlamentar fala não apenas em nome de si, mas de todos os que representa, assim como o governador ", completou.

link