O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou nesta terça-feira (6), pela primeira vez, que o ex-secretário de Educação Washington Bandeira é o nome escolhido para compor sua chapa como pré-candidato a vice-governador nas eleições de 2026. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.
Ao justificar a escolha, Fonteles destacou a trajetória e a experiência de Washington Bandeira na vida pública. Segundo o governador, a passagem de Bandeira pela Secretaria de Educação foi marcada por bons resultados, em uma área que, conforme avaliação do próprio governo, apresenta os maiores índices de aprovação da gestão. Além disso, ele já atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal e como juiz federal do Trabalho.
“Após muito diálogo com nosso time de lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários, vamos colocar humildemente, nas convenções de julho, nosso nome à disposição como pré-candidato à reeleição ao Governo do Estado e manifestar apoio ao ex-secretário de Educação Washington Bandeira como pré-candidato a vice. Destaco a larga experiência de Washington na vida pública, seja como assessor parlamentar, juiz federal do Trabalho ou secretário de Estado da Educação, área que tem a melhor aprovação do nosso governo”, afirmou Fonteles em trecho da publicação.
O governador ressaltou que a definição da chapa será formalizada durante as convenções partidárias de julho, quando também será oficializada sua pré-candidatura à reeleição. Para o Senado, Fonteles confirmou apoio às pré-candidaturas de Marcelo Castro e Júlio César, que devem ser oficializadas nas convenções partidárias. “Vamos manifestar nosso apoio, junto aos partidos da nossa base, às pré-candidaturas de Marcelo Castro e Júlio César ao Senado. Ambos são parlamentares experientes, com serviços prestados ao povo do Piauí e comprometidos com o projeto do presidente Lula”, concluiu.