Trump diz que teve "química excelente" com Lula e anuncia reunião na próxima semana

Presidente dos EUA elogia presidente brasileiro e confirma encontro após tensões comerciais.

Durante discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tido “química excelente” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e confirmou que se reunirá com ele na próxima semana para tratar das retaliações aplicadas ao Brasil. O encontro marcará a primeira conversa direta entre os dois líderes desde o início da crise das tarifas em julho.

Trump contou que o contato ocorreu rapidamente no plenário da ONU: “Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nos abraçamos e concordamos em nos encontrar na semana que vem. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos, mas ele pareceu um homem muito legal”, disse. Fontes do governo brasileiro confirmaram a reunião, sem detalhar se será presencial ou por telefone.

  
Donald Trump. Foto: reprodução
 
 
 

A fala do presidente norte-americano contrasta com as tensões recentes entre os dois países, iniciadas quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o discurso, ele voltou a criticar o processo no Brasil, mencionando “censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos”.

Em julho, Trump justificou as tarifas com o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. A medida entrou em vigor na primeira semana de agosto, com quase 700 itens isentos, incluindo suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e alguns tipos de metais e madeira. A reunião com Lula deve discutir diretamente essas tarifas e o caminho para o diálogo entre os dois países.