Nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Teresina (CMT) votou e manteve o veto do prefeito Dr. Pessoa (PRD) ao Projeto de Lei que proíbe o uso de carroças na capital. O veto foi mantido após uma votação em que dos 12 parlamentares presentes, apenas oito se manifestaram a favor da derrubada, não atingindo o quórum mínimo de 15 votos necessários.
O Projeto de Lei, que propõe a criação de um programa de redução gradativa dos veículos de tração animal, havia sido aprovado em 4 de junho com 22 votos favoráveis e três contrários. No entanto, o prefeito Dr. Pessoa vetou o projeto em julho, alegando inconstitucionalidade.
A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), autora do projeto, criticou a decisão dos parlamentares e afirmou que a manutenção do veto pode levar ao aumento de maus-tratos aos animais. "É uma tristeza, mas eu já esperava por isso. Ouvi nos bastidores que a Prefeitura estava se articulando contra o projeto. Infelizmente, as pessoas estão mais preocupadas com a eleição do que com o bem-estar dos animais", disse Sarapatinhas.
O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), apoiou a decisão, mas reconheceu a necessidade de revisar o uso de animais para transporte. Para Samuel, é importante encontrar uma solução que garanta tanto a proteção dos animais quanto a segurança dos trabalhadores. "Vivemos em uma sociedade evoluída e acredito que podemos acabar com o transporte de tração animal, mas é fundamental proteger as pessoas que dependem desse meio de transporte", afirmou.