À medida que as eleições se aproximam, as pesquisas de opinião e intenção de voto se tornam ferramentas cruciais tanto para eleitores, mas principalmente para candidatos, suas campanhas e partidos políticos. Pois ajudam a entender o panorama político, além de definir estratégias momentâneas de campanhas e partidos.
Embora as pesquisas possam oferecer uma visão momentânea das preferências dos eleitores, outros elementos, como o histórico e a credibilidade do candidato, suas propostas políticas, sua integridade pessoal e suas ações passadas e atuais, algum fato/evento novo, também devem ser considerados.
Trazendo para nossa cidade, e no que pese, nenhum acontecimento mais midiático tenha acontecido, nenhuma adesão inesperada, desistência ou algo do tipo, temos, para o momento, as estratégicas divulgação de pesquisas com resultados incompatíveis. De um lado, a campanha do pré-candidato Fábio Novo (PT), divulgando os resultados dos institutos Credibilidade e Consulte, que evidenciam um crescimento do petista, mostrando-o através da margem de erro empatado com o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB). Do lado de Sílvio, a divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto Opinar, onde Sílvio se consolida na frente de todos os adversários.
O Central Piauí, conversou com o cientista político e doutor em antropologia Arnaldo Eugênio que analisou as pesquisas que trouxe sua análise sobre o tema
Confira a entrevista:
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