Quinta, 25 de junho de 2026, 15:46
DINHEIRO ESQUECIDO

Novo lote do PIS/Pasep com “dinheiro esquecido” é liberado nesta quinta-feira (25)

Pagamentos fazem parte de calendário federal e podem chegar a R$ 2,8 mil por pessoa; valores são referentes a antigos fundos de trabalhadores e servid

Trabalhadores e servidores públicos que tiveram vínculo formal entre 1971 e 1988 começam a receber, nesta quinta-feira (25), mais uma etapa da liberação dos valores do antigo fundo PIS/Pasep. O pagamento faz parte do cronograma do Governo Federal para devolução do chamado “dinheiro esquecido” e contempla quem fez a solicitação dentro do prazo estabelecido.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor médio liberado por beneficiário é de aproximadamente R$ 2,8 mil. No entanto, a quantia pode variar conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida no período em que o vínculo estava ativo. Os recursos foram corrigidos ao longo dos anos antes de serem disponibilizados para saque.

  
PIS/PASEP Reprodução/ Internet
 
 
 


O antigo fundo PIS/Pasep não deve ser confundido com o abono salarial atual. Ele reúne valores destinados a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos entre as décadas de 1970 e 1980. Os recursos que não foram retirados até agosto de 2023 passaram a ser transferidos para a conta única do Tesouro Nacional e agora estão sendo devolvidos mediante solicitação dos titulares ou herdeiros.

A consulta dos valores pode ser feita pelo sistema Repis Cidadão, no endereço repiscidadao.fazenda.gov.br, com acesso por meio de conta Gov.br nível prata ou ouro. O prazo para solicitar o ressarcimento segue aberto até setembro de 2028, e os pagamentos seguem um calendário escalonado que se estende até 2027, sendo depositados em conta da Caixa Econômica Federal ou em conta poupança social digital aberta automaticamente.

Leia Também

Dê sua opinião: