FMS inicia agendamento para vacinação contra a dengue em Teresina - Cidades
Quarta, 22 de maio de 2024, 09:39
Cidades

FMS inicia agendamento para vacinação contra a dengue em Teresina

Durante a vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS e documento de identificação.

Nesta segunda-feira (6), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou o agendamento para a vacinação contra a dengue. As vagas se esgotaram rapidamente após a abertura, levando a fundação a anunciar um novo agendamento a partir das 10h desta terça-feira (7).

Inicialmente, o imunizante será direcionado a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. A FMS explicou que a distribuição limitada de doses, totalizando 1.620 até o momento, é responsável pela logística adotada.

  
Vacina Contra a Dengue
Reprodução
 
 
 


"A previsão é de serem destinadas 4.867 doses. Vamos abrir novas vagas à medida que recebermos mais doses", afirmou Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

O esquema de vacinação contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. "Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal", acrescentou Emanuelle Dias.

Durante a vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacinação e um comprovante de endereço de Teresina.

No contexto da dengue, o Piauí registrou 8 mortes até o dia 30 de abril de 2024, conforme os dados do painel da Secretaria de Estado da Saúde. Esse número representa o dobro do total de óbitos pela doença em 2023, quando o estado contabilizou quatro mortes.

Leia Também

Dê sua opinião: