Milton Nascimento é considerado "Divindade Musical" em crítica do The New York Times - Entretenimento
Quinta, 21 de novembro de 2024, 05:41
ARTISTA BRASILEIRO

Milton Nascimento é considerado "Divindade Musical" em crítica do The New York Times

Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022 e será homenageado pela Portela no Carnaval de 2025.

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma crítica elogiando o novo álbum de Milton Nascimento, lançado em parceria com Esperanza Spalding. Intitulado Milton + Esperanza, o disco chegou às plataformas digitais no dia 9 de agosto e traz uma combinação de clássicos de Nascimento, releituras de hits globais e novas composições da dupla.

  
Milton Nascimento Foto: Reprodução.
 
 
 

Na crítica, publicada no início deste mês, o veículo descreve a voz de Milton Nascimento, conhecida por sucessos como “Maria, Maria” e “Trem Azul”, como uma “divindade musical” brasileira. Apesar de reconhecer que a voz do artista, agora mais madura, perdeu parte da potência e alcance da juventude, o texto destaca que Milton ainda oferece conforto a quem ouve suas músicas.

“A voz de Nascimento não é mais a mesma de outrora. Está mais baixa, mais instável e, às vezes, requer mais esforço para alcançar as notas que antes ultrapassava. No entanto, ela mantém um inegável aconchego. Ela está amadurecida, amaciada. E isso garante uma presença reconfortante em todo o álbum, como a de segurar a mão de um avô”, escreveu Jack Nicas, autor da crítica.

Antes do lançamento do álbum, Milton e Esperanza apresentaram o trabalho em uma gravação para o Tiny Desk, a renomada série de apresentações musicais intimistas produzida pela NPR, realizada no Rio de Janeiro.

Desde sua estreia em 2008, o Tiny Desk se tornou famoso por suas apresentações de renomados artistas internacionais, como Adele, Alicia Keys, Norah Jones, e outros músicos emergentes, como C. Tangana e Tinashe.

Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022 e será homenageado pela Portela no Carnaval de 2025. A maior campeã da história do Carnaval do Rio de Janeiro desenvolverá o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, de autoria de André Rodrigues e Antônio Gonzaga. Esta será a primeira vez que a Portela celebra um personagem importante para a história do Brasil que ainda está vivo. “A nossa procissão sai de Madureira, e é a estrada que vai fazer o sonho acontecer!”, afirmou a escola.

Leia Também

Dê sua opinião: