Chuvas intensas com ventos que podem chegar até 100 k/h devem atingir o Piauí - Piauí
Sexta, 05 de julho de 2024, 11:40
Piauí

Chuvas intensas com ventos que podem chegar até 100 k/h devem atingir o Piauí

De acordo com o órgão de prevenção, nas próximas 48h existe a probabilidade de ocorrer volumes de chuva acima da média.

A Defesa Civil do Piauí, através do Centro de Gerenciamento de Riscos, emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (26), para a possibilidade de volumes expressivos de chuva nas últimas 48h, tanto na região Norte e Centro-Norte. O alerta foi divulgado após um boletim meteorológico divulgado pelo   Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta chuvas intensas em 172 municípios.

De acordo com o órgão de prevenção, nas próximas 48h existe a probabilidade de ocorrer volumes de chuva acima da média nos territórios dos Cocais e Carnaubais, além de episódios de chuva intensa no vale do Guaribas. 

“A Defesa Civil recomenda máxima atenção com essa possibilidade de eventos severos. Evite transitar por áreas de riscos, evite áreas abertas durante a aproximação do temporal. Siga as recomendações da Defesa Civil do seu município”, informou o órgão.

  

Chuvas no Piauí Foto: Reprodução

   

Já o Inmet, divulgou um boletim informando que nas próximas 24h deve chover de forma intensa em 172 cidades do Estado, que estão localizadas na região Centro-Norte e Norte.

Conforme dados meteorológicos, são 137 municípios com alerta laranja, com a possibilidade de chover entre 30 a 100 mm/dia, com ventos fortes que podem chegar de 60 a 100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em relação ao alerta amarelo, 35 cidades do Centro-Norte, onde a previsão é de precipitação entre 20 a 50 mm/dia, e ventos que podem chegar de 40 a 60 km/h.

Cuidados:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia Também

Dê sua opinião: