O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia em comemoração aos 191 anos da Polícia Militar do Piauí (PMPI), marcada pelo anúncio da maior promoção funcional já realizada pela corporação. Ao todo, mais de 1.700 oficiais e praças avançaram na carreira. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual também assinou a convocação de 109 candidatos aprovados para o Curso de Formação de Oficiais, ampliando o efetivo da segurança pública estadual.
Realizada com a presença de autoridades civis e militares, policiais da ativa e da reserva e familiares, a solenidade contou com desfile da tropa, homenagens e atos administrativos. Entre as ações realizadas estiveram a entrega da Medalha do Mérito Policial Militar e promoções para diferentes postos da instituição, incluindo a elevação de subtenentes ao cargo de segundo tenente. O governo destacou que as medidas buscam reconhecer o trabalho dos profissionais e fortalecer a estrutura da corporação.

Durante o evento, Rafael Fonteles afirmou que os investimentos em segurança pública vêm sendo ampliados nos últimos anos, incluindo aumento do orçamento da área, aquisição de equipamentos e reforço na integração entre os setores de inteligência. Segundo o governador, o estado realizou nomeações, renovou parte da frota, adquiriu armamentos, uniformes e ampliou o suporte operacional para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros por meio de parcerias institucionais.
Outro anúncio feito durante a comemoração foi a assinatura da portaria que regulamenta o uso de Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) pelos policiais militares em serviço. A implantação ocorrerá de forma gradual e seguirá critérios técnicos e planejamento operacional. Nesta etapa inicial, 600 equipamentos serão destinados às unidades da capital. A medida integra ações voltadas ao aumento da transparência e ao fortalecimento dos mecanismos de proteção tanto para os agentes de segurança quanto para a população.

Dê sua opinião: