IFPI abre inscrições para cursos técnicos no Piauí; confira o edital - Piauí
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:28
Piauí

IFPI abre inscrições para cursos técnicos no Piauí; confira o edital

Os candidatos com família inscrita no CadÚnico podem requerer isenção da taxa de inscrição do Classificatório 2024.2

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu as inscrições para o Exame Classificatório 2024.2 no período de 30 de abril a 22 de maio de 2024. São 1.475 vagas para ingresso, ainda este ano, em cursos técnicos nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Teresina - Dirceu Arcoverde, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença. Também já é possível realizar a solicitação de isenção e o procedimento de heteroidentificação.

  
IFPI Divulgação
 
 
 

As inscrições devem ser feitas no site selecao.ifpi.edu.br com acesso da conta gov.br . O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 15 reais, poderá ser feito exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

Os cursos são gratuitos e ofertados em duas formas: concomitante, para quem vai cursar, em 2024, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Isenção da Taxa de Inscrição

Os candidatos com família inscrita no CadÚnico podem requerer isenção da taxa de inscrição do Classificatório 2024.2 no período 30 de abril a 12 de maio de 2024.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. O processo de heteroidentificação ocorrerá de forma virtual através do site https://heteroidentificacao.ifpi.edu.br no periodo de 30 de abril a 22 de maio.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no dia 23 de junho. Ela terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta. O resultado final será divulgado até o dia 12 de julho de 2024.

Confira o edital

Leia Também

Dê sua opinião: