A Polícia Civil do Piauí revelou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) estava construindo uma distribuidora de combustíveis às margens da rodovia que liga Teresina ao município de Altos. Segundo as investigações, o local seria usado para abastecer postos controlados pela facção em outros estados.
A descoberta ocorreu durante a Operação Carbono Oculto 86, deflagrada nesta quarta-feira (5), que interditou 49 postos de combustíveis em cidades do Piauí, Maranhão e Tocantins. A ação investiga um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter movimentado cerca de R$ 5 bilhões em todo o país.

De acordo com o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, a localização estratégica do estado motivou a escolha do grupo. “O Piauí seria a base de abastecimento da rede criminosa, financiada pelo braço financeiro do PCC, localizado na Faria Lima, em São Paulo”, explicou. O imóvel onde a distribuidora estava sendo erguida foi interditado.
O delegado Laércio Evangelista, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), afirmou que será apurado se o local também seria usado para adulteração de combustíveis. Segundo a Secretaria de Segurança, a atuação da facção causava prejuízos aos consumidores, com fraudes em bombas e manipulação de produtos, práticas identificadas desde 2023.

Dê sua opinião: