Quinta, 12 de fevereiro de 2026, 19:30
PRAZO

Ex-presidente Bolsonaro tem dez dias para resposta em processo militar

Ex-presidente condenado pelo STF deve apresentar defesa antes de análise do STM.

O Superior Tribunal Militar (STM) concedeu prazo de dez dias para que os advogados de Jair Bolsonaro apresentem defesa no processo que pede a expulsão do ex-presidente do Exército. A decisão foi assinada pelo ministro Carlos Vuyk de Aquino nesta terça-feira (10).

A ação, movida pelo Ministério Público Militar (MPM) no dia 3 de fevereiro, solicita a perda da patente de Bolsonaro, capitão da reserva, após sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em trama golpista. A entrega da defesa é a primeira etapa do processo, que retornará ao gabinete do ministro para análise.

  
EX- presidente Jair Bolsonaro Reprodução/ Internet
 
 
 


Se a expulsão for confirmada pelo STM, o salário do ex-presidente será repassado à esposa ou às filhas sob a forma de pensão, benefício previsto na legislação das Forças Armadas desde 1960, conhecido como “morte ficta”. Segundo a Constituição, oficiais podem ser expulsos se condenados criminalmente a mais de dois anos de prisão.

Além de Bolsonaro, o MPM solicitou a perda da patente de generais da reserva e do almirante condenados pelo STF, incluindo Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Braga Netto e Garnier. Todos os militares terão dez dias para apresentar suas defesas antes da continuidade do processo.

Leia Também

Dê sua opinião: