Governador nomeia André Macêdo como Secretário de Inteligência Artificial do Piauí - Política
Sábado, 25 de maio de 2024, 22:45
Política

Governador nomeia André Macêdo como Secretário de Inteligência Artificial do Piauí

Piauí foi pioneiro ao estabelecer uma secretaria dedicada ao desenvolvimento da inteligência artificial.

Na terça-feira, dia 07, o Governador Rafael Fonteles nomeou o professor André Macêdo, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), como secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta é uma nova secretaria proposta pelo governador e aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí. A ideia é que a nova pasta estimule a inovação e o empreendedorismo no campo da Inteligência Artificial (IA), incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais.

  

André Macêdo, secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. Foto: Reprodução/Instagram

   

O Piauí foi pioneiro ao estabelecer uma secretaria dedicada ao desenvolvimento da inteligência artificial em benefício do estado. Além disso, a nova pasta terá a responsabilidade de fomentar ecossistemas de inovação, elaborar políticas estaduais de biossegurança e articular ações junto aos municípios, sociedade e demais órgãos governamentais.

Nas redes sociais, Fonteles destacou a importância da pasta e os principais objetivos que deseja alcançar com a nova secretaria. "As inteligências artificiais estão em rápida evolução e irão impactar em todas as atividades humanas, incluindo as relacionadas à administração pública. A função dessa secretaria será garantir o uso adequado em prol da sociedade, melhorando os serviços públicos através das oportunidades que a inteligência artificial pode proporcionar, além de fomentar a economia digital".

O Dr. André Macêdo relatou que encara essa missão como o maior desafio de sua vida e afirmou estar pronto para a gestão da nova pasta. "Governador, primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela ideia e dizer que estou pronto, preparado e ansioso para assumir essa responsabilidade", pontuou.

Leia Também

Dê sua opinião: