O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza na tarde desta segunda-feira (14), a partir das 14h, o julgamento do pedido de habeas corpus da vereadora Tatiana Teixeira Medeiros (PSB), presa no início deste mês pela Polícia Federal durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral.
A sessão acontece por videoconferência e será conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. O relator do caso é o juiz José Maria de Araújo Costa. A parlamentar, eleita em 2024 para a Câmara Municipal de Teresina, é apontada nas investigações como beneficiária de recursos financeiros ilegais, supostamente repassados por uma facção criminosa com atuação na capital.
A defesa da vereadora, representada pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos, busca a revogação da prisão preventiva decretada pelo juiz Luís Henrique Moreira Rego, membro do Núcleo de Juízes Eleitorais de Garantias do tribunal. A prisão foi mantida após audiência de custódia realizada no dia 4 de abril, com alteração apenas do local de detenção: da sede da Polícia Federal para o Quartel do Comando Geral da PM-PI, em razão do exercício da advocacia pela vereadora.
Tatiana Medeiros foi detida no dia 3 de abril e, desde então, segue custodiada em alojamento especial. A expectativa em torno do julgamento é alta, uma vez que ele pode definir os próximos passos do processo eleitoral envolvendo o nome da vereadora.
Dê sua opinião: