TRE: Sérgio Moro começa ser julgado hoje no Paraná - Política
Quinta, 21 de novembro de 2024, 11:03
CASSAÇÃO

TRE: Sérgio Moro começa ser julgado hoje no Paraná

As ações podem levar à cassação do mandato do senador.

Nesta segunda-feira, 1º de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) inicia o julgamento de duas ações que solicitam a cassação do mandato do senador Sérgio Moro, do partido União Brasil. Estão programadas três sessões para este caso, nos dias 1º, 3 e 8 de abril. Após vários adiamentos, está previsto que o plenário inicie suas deliberações às 14 horas de hoje, podendo se estender para as sessões de quarta-feira e do dia 8, na próxima semana.

  

Senador Sérgio Moro
Foto: reprodução
   

O ex-juiz da Lava-Jato enfrenta duas ações de investigação judicial eleitoral (AIJEs) movidas pelo Partido Liberal e pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB. Se Moro for cassado, além de perder seu mandato, poderá ficar inelegível por oito anos.

O julgamento foi adiado algumas vezes, sendo a última com a saída do advogado Thiago Paiva dos Santos, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 2019. Santos deixou o tribunal em janeiro, após o término de seu mandato. Ele foi substituído pelo jurista José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de uma lista tríplice elaborada pelo tribunal.

Para que o senador seja cassado, é necessário que a maioria vote pela sua culpabilidade. Em caso de empate, o presidente da Corte tem o voto de desempate.

Em dezembro de 2023, Moro afirmou, em depoimento ao TRE-PR, que não obteve vantagem eleitoral, negando as acusações de desequilíbrio eleitoral causado por pré-campanha irregular ao cargo de presidente da República.

Leia Também

Dê sua opinião: