O ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, atribuiu à condução política do governador Rafael Fonteles a desistência do grupo de levar adiante, em 2024, a candidatura de Hilder Monção à Prefeitura do município. Segundo ele, a decisão do chefe do Executivo estadual que caracterizou como "assodada", provocou a desarticulação de um grupo que, em sua avaliação, tinha condições reais de vencer a eleição.
Em entrevista ao Central Piauí, Zé Hamilton afirmou que o grupo político contava com o apoio de lideranças como o deputado federal Florentino Neto e o deputado estadual Dr. Hélio, mas acabou sendo surpreendido pela definição do governador em favor do nome de Dr. Hélio para a disputa municipal.

“Nós tínhamos um grupo que verdadeiramente ganharia a eleição. Mas fomos surpreendidos com a indicação de um candidato a prefeito pelo governador, sem que houvesse diálogo. Ele não ouviu ninguém”, afirmou.
O ex-prefeito disse ainda que não houve conversa direta com Rafael Fonteles sobre o tema, mas que recebeu informações de que o governador não gostaria de sua participação no grupo político que se formava naquele momento.
Zé Hamilton reconheceu a autoridade institucional do governador e afirmou torcer pelo êxito da gestão estadual, mas criticou a forma como as decisões políticas foram tomadas. Para ele, faltou humildade e disposição para ouvir as lideranças locais.
“Na política, a gente tem que ouvir todos para depois tirar uma conclusão. Eu acho que ele foi açodado. Politicamente, se equivocou”, declarou.
Questionado sobre a possibilidade de apoiar Rafael Fonteles nas eleições deste ano, Zé Hamilton descartou qualquer aproximação política. Segundo ele, a decisão está ligada a princípios pessoais.
“Não acompanharei. Uma pessoa que não me quer perto, eu não tenho nada a oferecer além do meu caráter e da minha dignidade”, concluiu.

Dê sua opinião: