A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida hoje (23) com representantes da Guarda Civil Municipal e a Secretaria Estadual de Segurança para a elaboração de um Plano de Segurança Pública Municipal, com medidas para garantir o policiamento e proteção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais de Teresina, profissionais que trabalham nos locais e usuários do SUS.
O plano é fruto de provocações feitas pela FMS aos órgãos de segurança pública após diversos episódios de violência contra profissionais de saúde, usuários e prédios públicos. "Nosso primeiro passo será a criação de um grupo de trabalho para discutir e colhermos sugestões para começarmos a traçar as diretrizes", comenta Roberta Berté, diretora de Atenção Especializada da FMS.
Ela informa que a FMS já está fazendo um levantamento dos indicadores de violência nas UBS e Hospitais para dar embasamento ao plano municipal, como um mapeamento das regiões mais perigosas, bem como acolhendo as demandas de pacientes e profissionais sobre situações de medo e insegurança.
Dê sua opinião: