O professor de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sidney Gonçalo Lima, foi premiado com o Prêmio Inventor Petrobras 2025 por criar a metodologia “Extração em Fase Sólida de Biomarcadores Ácidos”, voltada para análises de geoquímica orgânica. A premiação ocorreu nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro.
A inovação, desenvolvida em parceria com a Petrobras, permite identificar biomarcadores ácidos em petróleo, rochas sedimentares e material vegetal. O método fornece informações sobre a origem, rotas de migração e grau de biodegradação do óleo, auxiliando na caracterização de reservatórios e na eficiência das operações da indústria do petróleo.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento recebeu R$ 1,8 milhão entre 2023 e 2024, conduzido pelo Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO). Nos últimos 10 anos, o laboratório recebeu mais de R$ 15 milhões em investimentos, geridos pela Fundação FADEX da UFPI.
Sidney Gonçalo Lima destacou que o prêmio é motivo de orgulho e ressaltou os ganhos da metodologia para a análise de reservatórios. A pesquisa contou ainda com a participação de Alek André Costa de Sousa, Edymilais da Silva Sousa, Gustavo Rodrigues de Sousa Junior, Alexandre Araújo de Souza e Márcio dos Santos Rocha.

Dê sua opinião: