Trabalhadores e servidores públicos que tiveram vínculo formal entre 1971 e 1988 começam a receber, nesta quinta-feira (25), mais uma etapa da liberação dos valores do antigo fundo PIS/Pasep. O pagamento faz parte do cronograma do Governo Federal para devolução do chamado “dinheiro esquecido” e contempla quem fez a solicitação dentro do prazo estabelecido.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor médio liberado por beneficiário é de aproximadamente R$ 2,8 mil. No entanto, a quantia pode variar conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida no período em que o vínculo estava ativo. Os recursos foram corrigidos ao longo dos anos antes de serem disponibilizados para saque.
O antigo fundo PIS/Pasep não deve ser confundido com o abono salarial atual. Ele reúne valores destinados a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos entre as décadas de 1970 e 1980. Os recursos que não foram retirados até agosto de 2023 passaram a ser transferidos para a conta única do Tesouro Nacional e agora estão sendo devolvidos mediante solicitação dos titulares ou herdeiros.
A consulta dos valores pode ser feita pelo sistema Repis Cidadão, no endereço repiscidadao.fazenda.gov.br, com acesso por meio de conta Gov.br nível prata ou ouro. O prazo para solicitar o ressarcimento segue aberto até setembro de 2028, e os pagamentos seguem um calendário escalonado que se estende até 2027, sendo depositados em conta da Caixa Econômica Federal ou em conta poupança social digital aberta automaticamente.