Sexta, 06 de fevereiro de 2026, 19:49

Lucas Sousa

COLUNA

Ciro Nogueira reage a rumor de reaproximação com Lula e o PT

Por Lucas Sousa.

Uma informação publicada pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (06) sacudiu os bastidores da política piauiense. Segundo o jornal, o senador Ciro Nogueira (PP), oposição declarada ao PT desde 2020, quando rompeu com o então governador Wellington Dias, estaria tentando reaproximação com o grupo governista visando uma disputa mais confortável ao Senado neste ano.

  

Ciro Nogueira (PP). 

   

Ainda de acordo com a Folha, o ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro teria participado de um encontro, na antevéspera do Natal, em 23 de dezembro de 2025, com o presidente Lula, para tratar de um possível acordo nacional. Em caso de reeleição do petista, Ciro faria a articulação para que a federação União Progressista, hoje a maior bancada da Câmara garantiria sustentação ao governo.

Em contrapartida, Lula apoiaria apenas um candidato ao Senado no Piauí. A segunda vaga ficaria em campo neutro. O mesmo modelo valeria no plano nacional: Ciro manteria neutralidade na disputa presidencial.

Diante da repercussão, este colunista procurou o senador:

Via WhatsApp, questionei Ciro sobre o grau de veracidade e viabilidade da informação. Em resposta, ele encaminhou uma matéria do portal Manchete Nacional mostrando, inclusive com imagens, sua agenda no período citado, indicando que não estava em Brasília, em reunião com Lula, como apontou a Folha, mas sim no Piauí, cumprindo compromissos.

Fui além:

Perguntei se, mesmo que o encontro não tivesse ocorrido, haveria possibilidade de acontecer e se ele estaria disposto a retornar ao grupo formado por Lula, Rafael Fonteles e Wellington Dias.

A resposta foi direta, curta e sem margem para interpretação:

“Não. Impossível.”


A conferir nos próximos capítulos...

Leia Também

Dê sua opinião: