Alinhamento da Lua e planetas poderá ser visto neste sábado; saiba como ver - Mundo
Terça, 16 de julho de 2024, 01:29
Mundo

Alinhamento da Lua e planetas poderá ser visto neste sábado; saiba como ver

Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados em relação ao ponto de vista terrestre.

Neste sábado, 29 de junho, a Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados em relação ao ponto de vista terrestre, proporcionando um espetáculo celestial raro. De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno poderá ser observado tanto do hemisfério norte quanto do sul, atingindo seu ponto máximo de visualização no sábado.

  
Alinhamento do planetas. Foto: Reprodução
 
 
 

Esse fenômeno astronômico, conhecido como conjunção, ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu. É resultado do movimento de translação dos planetas em torno do Sol e da Lua em torno da Terra. Embora cada planeta tenha sua própria velocidade de translação e tempo para completar uma órbita, suas posições podem se alinhar em certos momentos.

O Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) recomenda que o melhor horário para observar o alinhamento planetário é pouco antes do amanhecer. Em São Paulo, o fenômeno será visível por volta das 6h25 do sábado, em Brasília às 6h15, e em Porto Alegre às 7h20.

Para uma visualização ideal, basta olhar a olho nu para o horizonte na direção leste, desde que o céu esteja limpo. Os planetas, ao contrário das estrelas, geralmente brilham intensamente sem piscar, o que facilita a identificação. Utilizar binóculos ou telescópio pode proporcionar uma visão mais detalhada de cada corpo celeste, embora não permita ver o alinhamento completo devido à distância entre eles no espaço.

Leia Também

Dê sua opinião: