Terça, 23 de junho de 2026, 21:40
TERESINA

“Mais caro que Neymar”: Lula elogia Chico Lucas durante lançamento do Celular Seguro

A declaração foi feita durante o lançamento da nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, em São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou, nesta terça-feira (23), a chegada do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, ao Ministério da Justiça à contratação de um grande craque do futebol. A declaração foi feita durante o lançamento da nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, em São Paulo.

  
Secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas. Foto: Reprodução.
 
 
 

Ao destacar a experiência do gestor piauiense, Lula afirmou que Chico Lucas foi responsável pela criação de uma iniciativa que se tornou referência no combate ao roubo e furto de celulares no Piauí.

“O Chico é o cara que inventou isso no Piauí. Ele veio para cá contratado a peso de ouro. Mais dinheiro que o Neymar. Uma fortuna o passe dele, e ele tem que fazer dar certo”, brincou o presidente.

Lula também demonstrou confiança nos resultados da nova etapa do programa em nível nacional e voltou a recorrer à comparação com o futebol ao comentar a expectativa de sucesso da iniciativa.

“É que nem marcar gol. Se essa informação que a gente está dando não resolver, o Chico vai ser vendido baratinho”, afirmou.

A nova fase do Programa Celular Seguro será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e terá como principal ferramenta o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), sistema que reunirá informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país.

Inspirado em ações desenvolvidas no Piauí, o modelo busca ampliar a recuperação de celulares e dificultar a comercialização de aparelhos com restrição. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o programa Meu Celular de Volta recuperou mais de 16 mil aparelhos entre 2023 e o primeiro trimestre de 2026, contribuindo para uma redução de 80% nos roubos de celulares registrados entre 2022 e 2025 no estado.

A plataforma nacional reunirá informações de boletins de ocorrência, operadoras de telefonia, sistemas de segurança pública, Anatel e outras bases de dados, permitindo o monitoramento de aparelhos em situação irregular e fortalecendo o combate à receptação em todo o país.

Leia Também

Dê sua opinião: